domingo, 13 de junho de 2010

Tomada de decisão

Tomada de decisão, este é um termo que me acompanha de perto nos últimos anos, como já diz Fausto Silva, tanto no pessoal quanto no profissional, kkk, péssima essa mas é só pra descontrair.

Algumas decisões foram impostas por situações as quais eu não tinha controle, mas para minha felicidade a maioria eu pude usar o meu senso e decidir pelo o que achava melhor, nem sempre acertei, ainda bem.


Esta breve introdução vai servir como pano de fundo para nossa interação, estamos no meio do ano, e esta é uma época de tomada de decisões, principalmente para os adolescentes que enfrentam uma temporada de provas em vestibulares, e as tomadas de decisão entram na história. Este tipo de decisão eu considero uma das mais covardes às que somos "obrigados" a tomar, pois uma pessoa de 17 ou 18 anos em sua maioria, não tem a capacidade de discernimento suficiente para tal decisão, porque não é apenas uma prova, mais uma prova, é o que você vai estudar e produzir como forma de vida. Se pudéssemos encarar sim, como mais uma prova, seria ótimo, mas existem pressões externas que nos fazem pirar, porque geralmente é o sonho de alguém... e neste embalo seguem as cobranças, e as pessoas começam a bitolar, será que vale a pena? Vejo situações que me dizem que não vale, realmente, estes meninos e meninas começam a estudar, pressionados e sem estrutura, daqui a pouco não dormem mais direito, depois tomam antidepressivos e a sequencia é uma tentativa de suicídio, então pergunto de novo. VALE A PENA????


Eu falo isso porque já vi acontecer, e pelo lado bom posso citar o meu exemplo, com 17 anos eu passei para direito com um dos melhores scores da minha turma, o visual do gabarito era o sseguinte, 64 acertos para 70 questões, bom né, também achei mas não era este o meu sonho, fiz porque achava que faria minha família e amigos felizes, 2 anos depois tranquei o curso e para minha surpresa a primeira pessoa a me apoiar foi meu pai, então vi que não de propósito, mas sempre me cerco dos melhores, os melhores pais, os melhores amigos, pois eles sempre querem o meu bem, independente de qual caminho tomar eles sempre estão ao meu lado.


O que eu espero de cada um, pais, filhos, amigos e quem mais possa interessar é que sejam mais tolerantes, a vida não acaba na saída do gabarito deste tal vestibular. Acredito que todos devem ser cobrados por resultados sim, mas não podemos crucificar ninguém por errar, ou não conseguir. Se não conseguiu, veja onde foi o erro levante a cabeça e tente de novo, e de novo, e de novo...


No momento de tomar sua decisão leve em conta o que é melhor para você, permita-se ser um pouco egoísta, e se errar fique tranquilo, os erros nos ensinam mais do que os acertos. E lembrem-se é nos momentos de dificuldade que mostramos nosso valor e crescemos.


É isso aí, difícil de entender??? Poisé, sou assim mesmo, mas espero que todos reflitam este conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão aceitos, a menos que sejam realmente bons, e construtivos.